sexta-feira, 27 de julho de 2007
Manual para Mediadores
terça-feira, 24 de julho de 2007
A Pergunta de Einstein...
segunda-feira, 23 de julho de 2007
Do Fundo do Poço... Reframing... ppt
sexta-feira, 20 de julho de 2007
Upload de Textos
Raízes Biológicas do Comportamento Moral
Alguns animais são surpreendentemente sensíveis ao sofrimento dos outros. Chimpanzés, que não sabem nadar, morreram afogados em piscinas de zoológico tentando salvar os outros.
Quando podem só obter comida puxando uma corrente que também desfere um choque elétrico a um companheiro, macacos rhesus passam fome por vários dias.
Biólogos argumentam que esses e outros comportamentos sociais são os precursores da moralidade humana.
Eles também acreditam que, se a moralidade nasceu de regras de comportamento formuladas pela evolução, cabe aos biólogos, e não aos filósofos ou teólogos, dizer quais são essas regras. (resto do artigo clique aqui)
quarta-feira, 18 de julho de 2007
National Mediation Program, US
Mediação ao Consumo nos Municípios
Mediação Escolar na Suiça, Com Vídeo Disponível
Ver notícia original (Clique aqui)
domingo, 15 de julho de 2007
Videos de Mediação Americanos
quinta-feira, 12 de julho de 2007
Artigo Interessante...
A mediação representa uma forma consensual de resolução de controvérsias, na qual as partes, por meio de diálogo franco e pacífico, têm a possibilidade, elas próprias, de solucionarem seu conflito, contando com a figura do mediador, terceiro imparcial que facilitará a conversação entre elas.
A mediação possibilita a transformação da “cultura do conflito” em “cultura do diálogo” na medida em que estimula a resolução dos problemas pelas próprias partes. A valorização das pessoas é um ponto importante, uma vez que são elas os actores principais e responsáveis pela resolução da divergência... (resto do artigo, clique aqui)
Videos: Peer Mediation/Mediação de Conflitos na Escola
terça-feira, 10 de julho de 2007
Mediação de Conflitos nas Escolas...
Núcleo de Educação para a Saúde
O Núcleo de Educação para a Saúde é uma equipa multidisciplinar, à qual compete:
1.Assegurar o acompanhamento, monitorização e desenvolvimento das actividades da saúde em meio escolar, na vertente da Educação para a Saúde. (Despº15 987/2006)
Tendo em conta este Despacho e outra legislação de referência, são consideradas temáticas prioritárias:
- Alimentação e actividade física
- Consumo de substâncias psicoactivas
- Sexualidade
- Infecções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA
- Violência em meio escolar (gestão de conflitos/bullying)
mais informação em: http://www.min-edu.pt/np3/298.html
Abrem-se assim novas perspectivas intervenção para os mediadores de conflitos...
sexta-feira, 6 de julho de 2007
Efeito Lúcifer
This book is unique in many ways. For starters, it provides for the first time a detailed chronology of the transformations in character that took place during the experiment I created many years ago that randomly assigned healthy, normal intelligent college students to play the roles of prison or guard in a projected 2 week-long study. I was forced to terminate the study after only 6 days because it went out of control, pacifists were becoming sadistic guards, and normal kids were breaking down emotionally. By telling that story in a new way, as my personal, first-person observation in present tense, it becomes like a screen play filled with ever more amazing twists and turns as the situational forces are pitted against individual will to resist and the collective will to rebel against oppressive authority. In a sense, this study and how I am reporting its narrative, is a forerunner of reality TV, as we see ordinary people up close and personal day in and night out, become transformed into something disturbing.
(Artigo Completo, clique aqui)
O Efeito Mozart
A idéia do Efeito Mozart surgiu em 1993 na Universidade da Califórnia, em Irvine, com o físico Gordon Shaw e Frances Rauscher, uma expert em desenvolvimento cognitivo. Eles estudaram os efeitos sobre algumas dúzias de estudantes universitários de escutar aos primeiros 10 minutos da Sonata Para Dois Pianos em Ré Maior (K.448) de Mozart. Eles encontraram um melhoramento temporário do raciocínio espaço-temporal, conforme medido pelo teste Stanford-Binet de QI.
(Artigo Completo, Clique aqui)
terça-feira, 3 de julho de 2007
Mediação de Conflitos na Rádio...
Tomamos a liberdade de vos chamar a atenção para o programa de rádio, subordinado ao tema da Mediação de Conflitos, que irá para o ar amanhã (quarta-feira 04 de Julho), entre as 17h00 e as 18h00, na Rádio Clube Português - programa esse no qual participará um representante da AMC bem como cidadãos que já recorreram à Mediação de Conflitos, nomeadamente nos Julgados de Paz.
Frequências da RCP: 92.9 - Braga; 90.0 - Porto; 97.4 - Vila Real; 94.4 - Aveiro; 98.4 - Coimbra; 94.8 - Sabugal; 96.4 - Leiria; 104.3 - Lisboa; 106.7 - Portalegre; 107.5 - Santiago do Cacém; 106.4 - Beja; 107.1 - Portimão; 106.1 - Faro
Ficamos a aguardar pelos vossos comentários após o programa!
Com os nossos melhores cumprimentos
A Direcção da AMC
visite-nos em www.mediadoresdeconflitos.pt
Videos de Mediação II
segunda-feira, 2 de julho de 2007
Videos de Mediação
domingo, 1 de julho de 2007
Curso De Mediação Familiar
(32h)
In: Espaço Família
Sistema de Mediação Pacífica de Conflitos Será Testado Durante os Jogos Pan-Americanos
Até o fim do ano, um total de 23 núcleos estarão funcionando na cidade do Rio de Janeiro. Cada grupo é composto por um juiz de direito, um promotor de justiça, um defensor público, um mediador e um conciliador, sendo que esses dois últimos podem ser pessoas da própria comunidade.
A mediação de conflitos é uma prática que visa solucionar pequenas desavenças antes que elas se transformem em processos judiciais, que sobrecarregam o sistema e demoram a serem resolvidos. Mas a técnica não se restringe a problemas domésticos, como brigas conjugais ou discussões entre vizinhos ou torcedores.
O assunto está sendo debatido no Curso de Mediação Pacífica de Conflitos com Ênfase em Direito, dirigido a integrantes dos ministérios públicos e do poder judiciário, que acontece de hoje (15) a domingo (17), no Rio de Janeiro.
Segundo a consultora do Projeto Segurança Cidadã, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Vera Regina Müller, o conceito pode ser amplamente utilizado para ajudar na solução de crises agudas, como o combate à criminalidade em favelas, a exemplo do que ocorre no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro. Desde o dia 2 de maio, um cerco policial à região já deixou 21 pessoas mortas e 67 feridas.
“Em Bogotá [Colômbia] o sistema de solução de conflitos já é utilizado há 12 anos e ajudou a diminuir em 70% os índices de violência. É importante o policial entender que ele não está em um lado específico da população. Sua missão é resolver situações de crise”, disse Vera Müller. No entanto, ela reconhece que, para os policiais chegarem a ter este entendimento, é preciso uma mudança de cultura, com o ensino das técnicas de mediação desde as academias policiais.
Para a promotora de Justiça Anna Maria Di Masi, a polícia ainda atua nos moldes da ditadura militar. “Ela entra para conter a violência, manter a situação estabelecida e a classe dominante. Não passou por um processo de reeducação, que permita olhar as pessoas como cidadãs, e de tentar pacificar”.
Anna Di Masi garante que desenvolver um trabalho de polícia cidadã não significa abrir mão do monopólio do poder da força, que é do Estado. “São práticas complementares. Uma coisa é o Estado ter a força, outra é saber usar a força, que deve ser pontual e não o tempo todo, como está acontecendo”.
Conforme a promotora, o excesso de força policial provoca medo e ressentimento na população, anulando a confiança da comunidade. “Se o Estado usa os mecanismos de força como primeira e única arma, as pessoas têm medo, porque elas não sabem se estão garantidas ou se são vítimas desse instrumento”.
Na próxima segunda-feira (18), será assinado no Rio um acordo entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Ministério Público do Rio de Janeiro e a Defensoria Pública do Estado, para o repasse de R$ 1,245 milhão, que serão usados na estruturação dos núcleos.15-06-2007 19:47:04 - Brasil - ( Notícias ) - AgenciaBrasil
Mediação Civil Vai Ser Área Prioritária da Presidência Portuguesa da UE
A mediação civil "é uma das áreas e uma das iniciativas a que vamos dar toda a prioridade na nossa presidência", disse Alberto Costa aos jornalistas, após reunir cerca de uma hora e meia com o seu homólogo espanhol, Fernandez Bermejo, no Governo Civil do Porto.
"Neste momento estamos a falar de uma iniciativa europeia que vai ser discutida ao longo dos próximos tempos", disse, acrescentando que, neste sentido, "não pode ainda ser antecipada a configuração concreta" da mediação civil.
Alberto Costa lembrou que Portugal já tem experiências no domínio da mediação, designadamente na mediação familiar, penal e laboral. "É o mesmo racional que está presente na esfera da mediação civil", frisou o ministro.A mediação é uma modalidade extrajudicial de resolução alternativa de litígios, conduzida por um terceiro: o mediador.O ministro da justiça espanhol, Fernandez Bermejo, considerou a proposta da mediação civil "muito necessária".
"Temos opiniões comuns com alto grau de coincidência e ambos consideramos que os sistemas judiciais estão sobrecarregados com questões que podem ser resolvidas através de outros mecanismos, entre eles a mediação", disse Fernandez Bermejo.O governante afirmou que também Espanha tem preocupações com o seu sistema judicial, sendo de extrema importância discutir este tema ao nível da UE."Creio que vai ser uma grande presidência, desde logo no âmbito da justiça", disse Fernandez Bermejo.
O encontro de Alberto Costa com o seu homólogo espanhol visou preparar a presidência portuguesa da UE no segundo semestre do ano na área da Justiça, através de uma troca de ideias e da apresentação de objectivos.Alberto Costa anunciou que no âmbito das conversações estiveram temas como a justiça penal e a importância da justiça electrónica.Os ministros abordaram ainda "o desenvolvimento das capacidades da justiça penal europeia para responder eficazmente ao crime através da cooperação entre polícias, entre sistemas judiciais e legislativos, e, nomeadamente, do desenvolvimento de poderes da Europol e da Eurojust", acrescentou Alberto Costa.
© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
2007-05-26 14:55:02
Juristas Lusófonos Querem Criar Rede de Mediação de Conflitos
A iniciativa partiu do Centro de Conciliação e Mediação de Conflitos português (Concórdia) que promoveu o encontro para perceber o interesse desses países na criação da rede, disse à Agência Lusa, o advogado Diogo Lacerda Machado, membro da Concórdia.
"Todos têm interesse em ter a rede (de mediação de conflitos), que consideram de grande utilidade", disse o jurista, salientando que ficou combinado a realização de novos encontros com este fim em Maputo e Luanda, em datas ainda por definir.
A Concórdia, criada no início de 2002, tem como principal objectivo retirar dos tribunais casos de conflitos entre cidadãos que podem ser resolvidas extrajudicialmente.
O centro foi formado por antigos bastonários da Ordem dos Advogados, advogados e antigos membros do governo.
A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, a Ordem dos Advogados e a Universidade Católica Portuguesa são também associados da Concórdia.
Agência LUSA
2005-01-07 20:35:00