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quarta-feira, 25 de junho de 2008

Congresso procura diferenciar conceitos de violência escolar e de «bullying»

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2008-04-02

Um professor da Universidade de Évora (UE), Vitor Franco, garantiu hoje que nem tudo o que é violência escolar pode ser encarado como Bullying, defendendo a necessidade de clarificar os dois conceitos

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“Muitas vezes, o termo 'bullying' é mal usado porque nem tudo o que é violência escolar é 'bullying'. Este é um tipo de violência que envolve uma espécie de perseguição", esclareceu Vítor Franco, em declarações à agência Lusa.

Ainda de acordo com o docente da UE, o "bullying" e a violência escolares são fenómenos “estudados há muito tempo nos Estados Unidos da América (EUA)” e que “têm sido amplificados, agora, pela comunicação social".


Os dois conceitos vão ser debatidos em Évora no XV Congresso Internacional da Associação de Psicologia da Infância e Adolescência (INFAD), que arrancou hoje e termina sábado, subordinado ao tema “Psicologia e Relações Interpessoais no Ciclo de Vida”.

O congresso, segundo Vítor Franco, presidente da comissão organizadora, dedica parte das comunicações dos quatro dias às “relações interpessoais no contexto escolar", abordando casos recentes de violência escolar, à luz da psicologia.

"Violência escolar e bullying: novos riscos e novos desafios de intervenção" é um dos temas em análise, a cargo da professora Rosario Ortega-Ruiz, da Universidade de Córdoba (Espanha).

A docente “vai falar de um tema bastante actual”, salientou Vítor Franco, considerando que o congresso é uma oportunidade para diferenciar os conceitos de violência escolar e de “bullying”.

Uma outra comunicação relacionada com a temática, acrescentou, é a de Feliciano Veiga, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, sobre as "Interacções e direitos psicossociais percepcionados por jovens alunos".

"A intenção destes congressos é ir à procura dos problemas que a sociedade vive e perceber como a psicologia olha para eles e se está atenta a esses problemas, para poder discuti-los e apresentar soluções", concluiu Vítor Franco.

Também o campo das relações interpessoais nos contextos social e familiar são objecto de análise no congresso, que decorre na universidade alentejana. A professora Lídia Weber, da Universidade do Paraná (Brasil), aborda os "Estilos parentais e desenvolvimento infanto-juvenil", enquanto que o professor Júlio Machado Vaz, da Universidade do Porto, desenvolve a temática da "Sexualidade e envelhecimento".

No XV Congresso Internacional INFAD estão presentes mais de 250 participantes de Portugal, Espanha, Itália, Brasil e de outros países latino-americanos, sendo apresentados 230 trabalhos de investigação sobre diversas áreas temáticas.

A iniciativa resulta da organização conjunta do Departamento de Psicologia da UE e da associação INFAD, uma sociedade científica constituída por professores e investigadores das faculdades de psicologia de Espanha.

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