Ponte do Bósforo, Turquia, une continente europeu e asiático

domingo, 9 de dezembro de 2007

Bons Modos Evitam Conflitos

Estudo mostra que os filhotes de corujas negociam qual deles vai jantar primeiro.

Boa educação à mesa é uma coisa que as corujas aprendem desde pequenas. O zoólogo suíço Alexandre Roulin, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, descobriu que, antes da chegada dos pais com a comida, as corujinhas negociam qual delas vai jantar primeiro. O privilégio é das mais famintas; as irmãs menos aflitas esperam a vez, pacientemente. Essa gentileza resulta de uma demorada negociação prévia feita no grito. As corujinhas conversam por meio de piados insistentes, disse Roulin à SUPER. Como quem tem mais fome grita mais alto, as outras se calam e aceitam o veredicto. (Para ler o resto clicar aqui)

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Bebés Sabem Julgar

Investigadores norte-americanos revelam hoje na revista Nature que o ser humano consegue julgar se o carácter dos outros é bom ou mau desde os seis meses de vida, altura em que começa a preferir quem age correctamente. (para ler o resto clicar aqui)

domingo, 11 de novembro de 2007

Vídeos Interessantes

Alguns vídeos com acentuada carga emocional, sobre refugiados e pobreza no mundo, estão presentes nos links seguintes: aqui e aqui.

domingo, 28 de outubro de 2007

Relação Pedagógica, Comunicação

"A relação pedagógica é um espaço pluridimensional onde é possível, apesar das diferenças nele presentes, transformá-lo num ecossistema de saberes e de afectos que permita o desenvolvimento integral dos seres humanos." Fernando Nogueira Dias (ler resto do artigo aqui)

Mediação Escolar

"[Fátima Soeiro] A mediação escolar surgiu de uma necessidade sentida na Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ), primeiro, para dar resposta ao elevado número de denúncias, que nos chegavam das escolas de absentismo e abandono escolar; segundo porque nós aqui não tínhamos técnicos suficientes para resolver as situações de risco, quanto mais estas; e terceiro porque estes problemas têm de ser resolvidos dentro da próprias escolas, mas elas não têm técnicos com formação para intervir nestas questões e os professores estão vocacionados para outros fins." (Clique aqui para ler o artigo)

Mediação Escolar, Boletim do IAC

Artigo na revista do Instituto de Apoio à Criança, interessante sobre a importância da mediação em contexto escolar (Clique aqui para ler)...

GAAF's, Gabinetes de Apoio Aos Alunos e Famílias

Experiência do Gabinete de Apoio ao Aluno e Família - G.A.A.F Escola Básica 2,3 Bairro Padre Cruz (clique aqui para ler)...

Mediação Escolar

Do site do ME, DGIDC-Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento curricular

"Participar, cooperar, dialogar são palavras muito utilizadas, mas que rapidamente retiram valor ao seu significado se forem utilizadas em vão. Quando nos detemos calmamente sobre o mundo em que vivemos, quando olhamos para ver e não só para tomar conhecimento, quando nos implicamos directamente com o objectivo de compreender efectivamente os fenómenos, podemos não chegar logo a grandes conclusões teóricas, mas estamos certos que, ao sermos agentes mediadores inseridos numa comunidade, somos uma mais valia para o encontro de respostas e soluções conjugadas que, em parceria, permitem revalorizar o espaço que a comunidade pretende transformar." (Clique aqui para ler resto do artigo)

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Mediação Escolar

Tutoria e Mediação em Educação:
Novos Desafios à Investigação Educacional

O próximo colóquio da secção portuguesa da AFIRSE terá lugar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, de 21 a 23 de Fevereiro de 2008 e tem como objectivo principal o levantamento de trabalhos teóricos e práticos no domínio da Tutoria e da Mediação em Educação. Como tem acontecido em colóquios anteriores, está prevista a participação de especialistas portugueses, franceses, espanhóis e brasileiros. Os temas escolhidos para estas jornadas são de grande interesse e actualidade, tanto no âmbito do ensino básico, como do ensino secundário ou do ensino superior. Muitas das actuais formas e práticas de ensino, tanto em Portugal com em Espanha, França ou Brasil têm tido como fundamento experiências e pesquisas levadas a cabo no âmbito destas grandes temáticas.

Estamos em crer que este colóquio constituirá uma oportunidade de conhecimento mútuo de investigadores, educadores, professores e outros agentes educativos e proporcionará um aprofundamento destas áreas da investigação e da intervenção em educação.

Oportunamente serão fornecidas informações mais pormenorizadas.

Outros esclarecimentos poderão ser obtidos junto de Patrícia Figueiredo, nos seguintes contactos: 963958722 / 21 794 36 51 /afirse2008@fpce.ul.pt. (Este mail deu erro tentar: afirse@fpce.ul.pt)

Lisboa, 1 de Agosto de 2007

Albano Estrela
(Presidente da Comissão Organizadora)

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Sabedoria Chinesa

Quando as espadas estiverem enferrujadas e as enxadas luzidias;
Quando os tribunais estiverem cobertos de ervas e os fieis usarem as escadas do templo;
Quando o médico andar a pé e o camponês a cavalo;
Então sim o Império estará bem governado...

Provérbio Chinês

Dia Mundial da Resolução de Conflitos

Litígios vão poder ser resolvidos fora dos tribunais

Um diploma que promove a resolução de litígios fora dos tribunais judiciais foi aprovado pelo Governo no passado dia 11, antecipando a celebração do Dia Mundial da Resolução de Conflitos que hoje se assinala.

O Governo aprovou no dia 11 deste mês Essa resolução governamental inclui diversas medidas, que serão concretizadas em 2007 e em 2008, abrangendo, nomeadamente, a criação de mais oito Julgados de Paz e o alargamento dos Sistemas de Mediação Familiar e Laboral a todo o território nacional.Além disso, de acordo com o Ministério da Justiça, foi «criado um regime temporário e especial de incentivo à extinção da instância, promovendo-se a resolução de litígios fora dos tribunais, fundamentalmente através de transacções e compromissos arbitrais entre as partes nas acções que tenham sido propostas até 29 de Setembro de 2006».

Para este efeito, dispensa-se o pagamento de custas judiciais ainda não pagas nas acções cíveis quando a extinção da instância resulte de transacção, compromisso arbitral ou confissão.Se as acções em causa tiverem um valor igual ou inferior a 7.500 euros, dispensa-se igualmente o pagamento de custas judiciais ainda não pagas no caso de desistência do pedido. (Clique aqui para ler o resto)

(Para outros artigos Clique aqui)

Doutoramento em Rel. Intern. - Política Internacional e Resolução de Conflitos

"A Faculdade de Economia oferece um Programa de Doutoramento em Política Internacional e Resolução de Conflitos, orientado para a formação de competências avançadas de leitura da política internacional contemporânea, com um particular ênfase no estudo das dinâmicas de conflitualidade internacional, seja do ponto de vista das causas e sinais de emergência de conflitos, seja do ponto de vista dos instrumentos teóricos e técnicos de resolução de conflitos, procurando, pois, combinar as agendas de investigação dos conflict studies e dos peace studies." (Clique aqui para ver)

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Novos Documentos

Adicionados novos documentos à biblioteca do Blog.

domingo, 7 de outubro de 2007

Bullying-Projectos de Intervenção nas Escolas

No passado feriado de 5 de Outubro, o discurso de Sua Exa. O Sr. Presidente da República assinalava a importância de se lançar um novo olhar sobre a escola e, de referir neste contexto, a importãncia da criação de "(...)mediadores entre a escola e a família, direccionados para os alunos em risco de insucesso ou abandono escolar, parece-me uma ideia muito válida, sobretudo nas zonas mais carenciadas.(...)" (Clique aqui para ver resto do discurso).

Para quem se apaixonou por esta área de actividade de constante crescimento/reconhecimento, só pode ver, à partida, com agrado estas palavras. Abrem-se perspectivas interessantes de trabalho e/ou parcerias. Nesse sentido o projecto de intervenção levado a cabo no Brasil pode ser uma mais valia em termos de estruturação de ideias. Para além de estar disponível na "Biblioteca" deste Blog apresenta-se a seguir o link directo (Clique aqui)... Boas leituras.


domingo, 30 de setembro de 2007

Regresso de Férias...

Foi um lonnnngo período de férias mas regresso em breve... Retoma-se o trabalho com energia redobrada e alguma informação sobre a tímida tentativa do nosso ministério da educação de levar a cabo projectos na área das "Life Skills" as quais incluem a mediação de conflitos, até como forma de atenuação do Bullying... Para além de mercado de trabalho para os técnicos da mediação, há a possibilidade de muito se aprender com os jovens...

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Justiça, Economia e Desenvolvimento

JANTAR – DEBATE APGEI
25 DE OUTUBRO DE 2005

José Pedro Aguiar Aguiar-Branco
retirado da Net. Para ver resumo clique aqui

Bom funcionamento da justiça é Factor essencial ao bom desempenho económico da comunidade de cidadãos… A Morosidade da justiça é: Lesiva dos direitos individuais dos que recorrem ao sistema de justiça; Entrave ao crescimento e desenvolvimento económico.

A ineficácia e, em particular, a morosidade do sistema de justiça facilita o incumprimento dos agentes económicos e o incumprimento resulta em custos acrescidos para as empresas (que os repercutem nos preços) e em distorções nos comportamentos e decisões das empresas, gerando incerteza e provocando retracção no investimento e na criação de emprego.

CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS AO BOM FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE JUSTIÇA:
Acessibilidade a um custo não demasiado alto;
Equilíbrio (justeza) das decisões;
Rapidez na emissão das decisões;
Previsibilidade das decisões.

REFORMAS NECESSÁRIAS:
Revisão do mapa judiciário -vertentes geográfica e organizacional;
Formação dos magistrados;
Aposta nos tribunais de competência especializada (com Aposta formação adequada para os respectivos juízes);
Incremento dos meios alternativos de resolução de conflitos;
Aposta nas tecnologias de informação e de comunicação.

“Se os economistas e juristas não puderem falar a mesma língua que vivam, pelo menos, no mesmo mundo. A sociedade, como um todo, ganharia com isso.”
George Stigler

sexta-feira, 27 de julho de 2007

Manual para Mediadores

Seguindo este link pode fazer-se download de manual para mediadores (Clique aqui)...

Link sobre Mediação Escolar

Link sobre mediação escolar (Clique aqui)

Importância da Mediação...

Artigo D.N., irmão mata irmão (Clique aqui).

terça-feira, 24 de julho de 2007

A Pergunta de Einstein...

Site interessante sobre "coaching" (Clique aqui)... A pergunta de einstein e o modo como "vemos" /percepcionamos o mundo... (Clique aqui para ver vídeo)

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Do Fundo do Poço... Reframing... ppt

Do fundo de um poço a escuridão governa em absolutismo feroz... A razão esclarecida, no entanto, procurará a luz... Somos, por falta de coragem, os nossos principais inimigos (Kant)... Fonte de eterno conflito... (Clique aqui para ver ppt)

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Upload de Textos

Foram colocados textos no Blog bastante interessantes sobre conduta animal e conduta humana numa entrevista a Franz Waal...

Raízes Biológicas do Comportamento Moral

Cientistas encontram os primórdios da moralidade no comportamento de primatas dizendo que certas condutas dos chimpanzés fazem parte da herança humana

Nicholas Wade escreve para “The New York Times”:

Alguns animais são surpreendentemente sensíveis ao sofrimento dos outros. Chimpanzés, que não sabem nadar, morreram afogados em piscinas de zoológico tentando salvar os outros.

Quando podem só obter comida puxando uma corrente que também desfere um choque elétrico a um companheiro, macacos rhesus passam fome por vários dias.

Biólogos argumentam que esses e outros comportamentos sociais são os precursores da moralidade humana.

Eles também acreditam que, se a moralidade nasceu de regras de comportamento formuladas pela evolução, cabe aos biólogos, e não aos filósofos ou teólogos, dizer quais são essas regras. (resto do artigo clique aqui)

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Clips de Vídeo de "Peer Mediation"

Site com vídeos de "Peer mediation" (Clique aqui)

National Mediation Program, US

"10 Reasons to mediate" ... Pode consultar-se o site (Clicar aqui) e fazer download de vídeos interessantes (Clicar aqui, são 130Mb)...

Mediação ao Consumo nos Municípios

Nos estados unidos as organizações "municipais" de apoio ao consumidor possibilitam a esxistência de serviços gratuitos de mediação.... Mais uma hipótese de intervenção da mediação em Portugal?! Ver vídeo (Clicar aqui)

Mediação Escolar na Suiça, Com Vídeo Disponível

A 30 de Novembro se 2004 a "Télévision Suisse Romande (TSR1)" emitiu uma reportagem sobre mediação escolar e a experiência no "Collège de Sécheron". O Objectivo da experiência seria dar a cada aluno competências de mediador: Aprender a escutar, a colocar-se no lugar do outro, distinguir factos dos sentimentos a que estão ligados, a respeitar regras básicas para que a comunicação seja possível... Este programa/projecto teve a duração de 3 anos... O resultado foi positivo tendo diminuido o sentimento de insegurança e violência na escola, apesar de algumas dificuldades financeiras. (Clicar para ver vídeo)

Ver notícia original (Clique aqui)

domingo, 15 de julho de 2007

Videos de Mediação Americanos

Vídeos interessantes de mediação e competências do mediador... (Clique aqui)

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Artigo Interessante...

MEDIAÇÃO

A mediação representa uma forma consensual de resolução de controvérsias, na qual as partes, por meio de diálogo franco e pacífico, têm a possibilidade, elas próprias, de solucionarem seu conflito, contando com a figura do mediador, terceiro imparcial que facilitará a conversação entre elas.
A mediação possibilita a transformação da “cultura do conflito” em “cultura do diálogo” na medida em que estimula a resolução dos problemas pelas próprias partes. A valorização das pessoas é um ponto importante, uma vez que são elas os actores principais e responsáveis pela resolução da divergência... (resto do artigo, clique aqui)

Videos: Peer Mediation/Mediação de Conflitos na Escola

Podem ser descarregados (ou simplesmente visionados) do site "Teachers TV" (clique aqui e aqui) videos de mediação, particularmente mediação escolar. Para Gravar é necessário fazer registo no site e depois de abrir os ficheiros no WMPlayer solicitar em "Ficheiro", "Guardar Como", etc...

terça-feira, 10 de julho de 2007

Mediação de Conflitos nas Escolas...

Vai iniciar-se este ano lectivo o projecto do ME de "Educação para a Saúde". Segundo o site (clique aqui) do ministério este programa visa uma intervenção nos moldes seguintes:

Núcleo de Educação para a Saúde

O Núcleo de Educação para a Saúde é uma equipa multidisciplinar, à qual compete:

1.Assegurar o acompanhamento, monitorização e desenvolvimento das actividades da saúde em meio escolar, na vertente da Educação para a Saúde. (Despº15 987/2006)

Tendo em conta este Despacho e outra legislação de referência, são consideradas temáticas prioritárias:

- Alimentação e actividade física

- Consumo de substâncias psicoactivas

- Sexualidade

- Infecções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA

- Violência em meio escolar (gestão de conflitos/bullying)

mais informação em: http://www.min-edu.pt/np3/298.html



Abrem-se assim novas perspectivas intervenção para os mediadores de conflitos...

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Efeito Lúcifer

The Lucifer Effect raises a fundamental question about the nature of human nature: How is it possible for ordinary, average, even good people to become perpetrators of evil? In trying to understand unusual, weird or aberrant behavior, we often err in focusing exclusively on the inner determinants of genes, personality and character, as we also tend to ignore what may be the critical catalyst for behavior change in the external Situation or in the System that creates and maintains such situations.

This book is unique in many ways. For starters, it provides for the first time a detailed chronology of the transformations in character that took place during the experiment I created many years ago that randomly assigned healthy, normal intelligent college students to play the roles of prison or guard in a projected 2 week-long study. I was forced to terminate the study after only 6 days because it went out of control, pacifists were becoming sadistic guards, and normal kids were breaking down emotionally. By telling that story in a new way, as my personal, first-person observation in present tense, it becomes like a screen play filled with ever more amazing twists and turns as the situational forces are pitted against individual will to resist and the collective will to rebel against oppressive authority. In a sense, this study and how I am reporting its narrative, is a forerunner of reality TV, as we see ordinary people up close and personal day in and night out, become transformed into something disturbing.

(Artigo Completo, clique aqui)

O Efeito Mozart

O Efeito Mozart é um termo cunhado por Alfred A. Tomatis para um alegado aumento no desenvolvimento cerebral que ocorre em crianças com menos de 3 anos, quando elas ouvem música de Wolfgang Amadeus Mozart.

A idéia do Efeito Mozart surgiu em 1993 na Universidade da Califórnia, em Irvine, com o físico Gordon Shaw e Frances Rauscher, uma expert em desenvolvimento cognitivo. Eles estudaram os efeitos sobre algumas dúzias de estudantes universitários de escutar aos primeiros 10 minutos da Sonata Para Dois Pianos em Ré Maior (K.448) de Mozart. Eles encontraram um melhoramento temporário do raciocínio espaço-temporal, conforme medido pelo teste Stanford-Binet de QI.

(Artigo Completo, Clique aqui)

terça-feira, 3 de julho de 2007

Mediação de Conflitos na Rádio...

Exmos. Senhores,

Tomamos a liberdade de vos chamar a atenção para o programa de rádio, subordinado ao tema da Mediação de Conflitos, que irá para o ar amanhã (quarta-feira 04 de Julho), entre as 17h00 e as 18h00, na Rádio Clube Português - programa esse no qual participará um representante da AMC bem como cidadãos que já recorreram à Mediação de Conflitos, nomeadamente nos Julgados de Paz.

Frequências da RCP: 92.9 - Braga; 90.0 - Porto; 97.4 - Vila Real; 94.4 - Aveiro; 98.4 - Coimbra; 94.8 - Sabugal; 96.4 - Leiria; 104.3 - Lisboa; 106.7 - Portalegre; 107.5 - Santiago do Cacém; 106.4 - Beja; 107.1 - Portimão; 106.1 - Faro

Ficamos a aguardar pelos vossos comentários após o programa!

Com os nossos melhores cumprimentos
A Direcção da AMC

visite-nos em www.mediadoresdeconflitos.pt

Videos de Mediação II

No site "Mediation Maters" existe um vídeo bastante interessante de treino em mediação familiar (Clique aqui)...

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Videos de Mediação

No site Cru Intitute (Clique aqui) estão disponíveis pequenos, mas instrutivos, videos de mediação escolar (peer mediation)... Para realizar download para o computador visualizar os vídeos a partir do site e, quando estiver a ser visionado -através do WMPLAYER- ir a ficheiro, guardar como e, depois de aparecer caixa de diálogo, guardar (por exemplo no ambiente de trabalho)... E já está... Divirtam-se...

domingo, 1 de julho de 2007

Curso De Mediação Familiar

2.º CURSO DE INTRODUÇÃO À MEDIAÇÃO FAMILIAR - ISPA

(32h)


"A Coordenadora do Espaço Família, Dr.ª Margarida Vieitez, tem o prazer de anunciar que a convite do Sr. Prof. Dr. Carvalho Teixeira do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), irá realizar-se nos próximos meses de Outubro, Novembro e Dezembro, o segundo Curso de Formação em Mediação Familiar. Caso pretenda mais informações, favor contactar o Departamento de Formação do ISPA, através do Telf. 218 811 700 ou consulte www.ispa.pt"

In: Espaço Família

Sistema de Mediação Pacífica de Conflitos Será Testado Durante os Jogos Pan-Americanos

Os Jogos Pan-Americanos vão servir de laboratório para a implantação em grande escala no país de um sistema de núcleos de mediação pacífica de conflitos. Equipes vão atuar em quatro dos principais locais onde acontecerão as disputas: estádios do Maracanã e João Havelange (Engenhão), Autódromo de Jacarepaguá e Riocentro. Eles estarão atentos para solucionar possíveis desentendimentos entre os torcedores durante os Jogos do Pan, antes que seja preciso recorrer à força policial.

Até o fim do ano, um total de 23 núcleos estarão funcionando na cidade do Rio de Janeiro. Cada grupo é composto por um juiz de direito, um promotor de justiça, um defensor público, um mediador e um conciliador, sendo que esses dois últimos podem ser pessoas da própria comunidade.

A mediação de conflitos é uma prática que visa solucionar pequenas desavenças antes que elas se transformem em processos judiciais, que sobrecarregam o sistema e demoram a serem resolvidos. Mas a técnica não se restringe a problemas domésticos, como brigas conjugais ou discussões entre vizinhos ou torcedores.

O assunto está sendo debatido no Curso de Mediação Pacífica de Conflitos com Ênfase em Direito, dirigido a integrantes dos ministérios públicos e do poder judiciário, que acontece de hoje (15) a domingo (17), no Rio de Janeiro.

Segundo a consultora do Projeto Segurança Cidadã, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Vera Regina Müller, o conceito pode ser amplamente utilizado para ajudar na solução de crises agudas, como o combate à criminalidade em favelas, a exemplo do que ocorre no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro. Desde o dia 2 de maio, um cerco policial à região já deixou 21 pessoas mortas e 67 feridas.

“Em Bogotá [Colômbia] o sistema de solução de conflitos já é utilizado há 12 anos e ajudou a diminuir em 70% os índices de violência. É importante o policial entender que ele não está em um lado específico da população. Sua missão é resolver situações de crise”, disse Vera Müller. No entanto, ela reconhece que, para os policiais chegarem a ter este entendimento, é preciso uma mudança de cultura, com o ensino das técnicas de mediação desde as academias policiais.

Para a promotora de Justiça Anna Maria Di Masi, a polícia ainda atua nos moldes da ditadura militar. “Ela entra para conter a violência, manter a situação estabelecida e a classe dominante. Não passou por um processo de reeducação, que permita olhar as pessoas como cidadãs, e de tentar pacificar”.

Anna Di Masi garante que desenvolver um trabalho de polícia cidadã não significa abrir mão do monopólio do poder da força, que é do Estado. “São práticas complementares. Uma coisa é o Estado ter a força, outra é saber usar a força, que deve ser pontual e não o tempo todo, como está acontecendo”.

Conforme a promotora, o excesso de força policial provoca medo e ressentimento na população, anulando a confiança da comunidade. “Se o Estado usa os mecanismos de força como primeira e única arma, as pessoas têm medo, porque elas não sabem se estão garantidas ou se são vítimas desse instrumento”.

Na próxima segunda-feira (18), será assinado no Rio um acordo entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Ministério Público do Rio de Janeiro e a Defensoria Pública do Estado, para o repasse de R$ 1,245 milhão, que serão usados na estruturação dos núcleos.

15-06-2007 19:47:04 - Brasil - ( Notícias ) - AgenciaBrasil


Mediação Civil Vai Ser Área Prioritária da Presidência Portuguesa da UE

O ministro da Justiça, Alberto Costa, afirmou, no Porto, que a mediação civil vai ser uma das áreas judiciais prioritárias da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE).

A mediação civil "é uma das áreas e uma das iniciativas a que vamos dar toda a prioridade na nossa presidência", disse Alberto Costa aos jornalistas, após reunir cerca de uma hora e meia com o seu homólogo espanhol, Fernandez Bermejo, no Governo Civil do Porto.

"Neste momento estamos a falar de uma iniciativa europeia que vai ser discutida ao longo dos próximos tempos", disse, acrescentando que, neste sentido, "não pode ainda ser antecipada a configuração concreta" da mediação civil.

Alberto Costa lembrou que Portugal já tem experiências no domínio da mediação, designadamente na mediação familiar, penal e laboral. "É o mesmo racional que está presente na esfera da mediação civil", frisou o ministro.A mediação é uma modalidade extrajudicial de resolução alternativa de litígios, conduzida por um terceiro: o mediador.O ministro da justiça espanhol, Fernandez Bermejo, considerou a proposta da mediação civil "muito necessária".

"Temos opiniões comuns com alto grau de coincidência e ambos consideramos que os sistemas judiciais estão sobrecarregados com questões que podem ser resolvidas através de outros mecanismos, entre eles a mediação", disse Fernandez Bermejo.O governante afirmou que também Espanha tem preocupações com o seu sistema judicial, sendo de extrema importância discutir este tema ao nível da UE."Creio que vai ser uma grande presidência, desde logo no âmbito da justiça", disse Fernandez Bermejo.

O encontro de Alberto Costa com o seu homólogo espanhol visou preparar a presidência portuguesa da UE no segundo semestre do ano na área da Justiça, através de uma troca de ideias e da apresentação de objectivos.Alberto Costa anunciou que no âmbito das conversações estiveram temas como a justiça penal e a importância da justiça electrónica.Os ministros abordaram ainda "o desenvolvimento das capacidades da justiça penal europeia para responder eficazmente ao crime através da cooperação entre polícias, entre sistemas judiciais e legislativos, e, nomeadamente, do desenvolvimento de poderes da Europol e da Eurojust", acrescentou Alberto Costa.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
2007-05-26 14:55:02

Juristas Lusófonos Querem Criar Rede de Mediação de Conflitos

Os bastonários da Ordem dos Advogados de Angola, Moçambique, Cabo Verde e Guiné-Bissau, e associações de juristas de São Tomé e Macau reuniram-se hoje em Lisboa com o objectivo de criar uma rede lusófona de mediação de conflitos.

A iniciativa partiu do Centro de Conciliação e Mediação de Conflitos português (Concórdia) que promoveu o encontro para perceber o interesse desses países na criação da rede, disse à Agência Lusa, o advogado Diogo Lacerda Machado, membro da Concórdia.

"Todos têm interesse em ter a rede (de mediação de conflitos), que consideram de grande utilidade", disse o jurista, salientando que ficou combinado a realização de novos encontros com este fim em Maputo e Luanda, em datas ainda por definir.

A Concórdia, criada no início de 2002, tem como principal objectivo retirar dos tribunais casos de conflitos entre cidadãos que podem ser resolvidas extrajudicialmente.

O centro foi formado por antigos bastonários da Ordem dos Advogados, advogados e antigos membros do governo.

A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, a Ordem dos Advogados e a Universidade Católica Portuguesa são também associados da Concórdia.

Agência LUSA

2005-01-07 20:35:00

sexta-feira, 29 de junho de 2007

Mediação ao Domicílio?

Excerto extraído de: http://www.mediarconflitos.blogspot.com/

"(...)A mediação familiar como alternativa aos tribunais de família - apenas possível quando os litigantes acordam usar essa via - já existe desde 1999. Porém, está circunscrita ao distrito de Lisboa, e apenas aplicada quando se trata da regulação do poder paternal, ou do incumprimento do exercício desse poder.

Mas em breve "o âmbito da competência da mediação familiar vai ser alargado a todos os conflitos que afectam as relações familiares", revelou o secretário de Estado, anunciando que o âmbito territorial vai, igualmente, ser alargado a outros três distritos, sem revelar quais.

A mediação familiar funciona actualmente na DGAE. Trata-se de um método simples de resolução de litígios parentais, sem grandes burocracias. Quando as partes envolvidas acordam seguir esta via, para fugir aos tribunais de família, mais formais e demorados, entra em acção um mediador da DGAE - geralmente jurista - que tenta promover um acordo. Cabe aos litigantes construírem uma decisão justa.

Mas se até agora as pessoas tinham de se deslocar à DGAE, o MJ vai abrir a possibilidade de os mediadores da DGAE passarem a ir a casa das pessoas. "Sempre que se achar que isso é o mais conveniente para as famílias", assegurou ao DN o secretário de Estado da Justiça.

A mediação é um sistema de resolução de conflitos que foge à justiça tradicional. A política do Governo tem sido a de retirar dos tribunais as chamadas "bagatelas jurídicas". Conforme referiu ontem João Tiago Silveira, os tribunais "têm cada vez menos espaço para justiça das pessoas singulares". Ou seja, cada vez mais o sistema judicial tradicional está colonizado pelas empresas e pela grande criminalidade. Neste sentido, a mediação extrajudical começou já a abranger várias áreas , nomeadamente a laboral e a penal, sob o controlo do poder político.(...)"

Irmãos mais Novos são mais Inteligentes...

Extraído de: www.newscientist.com

Firstborn children score significantly higher in IQ tests than their younger siblings, according to a large study of 250,000 military draftees in Norway.The researchers say the difference is due to social, not biological, factors, as younger siblings have higher IQs if they are raised as an eldest child following the death of an older brother or sister. The findings could suggest better ways of parenting the youngest children in a family.

The analysis revealed that firstborn men have, on average, an IQ that is about 2.3 points higher than those who are second-born. The trend continues such that second born men have higher IQs than their third-born brothers, and so on.The new research shows that it is social birth order – and not actual birth order – that really matters: a person whose older sibling died at a young age generally has a 2.3 point higher IQ score than other second-born individuals.

Agir e não Reagir

Muito da nossa acção é baseada na experiência passada numa inegável relação de causa e efeito. Uma regra útil seria "aprender com o passado e agir considerando, cuidadamente, apenas a situação presente". Frequentemente, aplicamos os mesmos esquemas mentais a situações substancialmente diversas. Não só isso se pode traduzir em fracasso como, pior ainda, em geração de conflito...

Actuar é refrear estados emocionais....


Cábula I

De facto ainda parece ter sido ontem (e foi) que me tentava lembrar de cor dos benefícios da mediação... Aqui vai esta pequena cábula encontrada na net...

Uma Ponte Entre Margens

Respirando ainda a euforia do último dia de formação do IV Curso de Mediadores de Conflitos promovido pela AMC (embora com um natural sabor já de nostalgia) é com satisfação que presencio o nascimento deste modesto espaço virtual, dedicado a todos os participantes com quem tive o privilégio de trabalhar...

Talvez assim
se possa dinamizar ainda mais o elo criado nas 130 horas de aprendizagem/convívio abrindo, desde já, uma nova "Janela de Oportunidades" à nossa vontade criativa, agora irremediavelmente cativada pela mediação...

Mãos à obra...